quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Revendedoras Avon dão dicas de empreendedorismo em evento internacional em São Paulo


Conferência internacional “Women Leading Business”, que já passou por diversos países, ocorre em São Paulo até 29/11 com painéis e grupos de discussão sobre o empreendedorismo feminino.

Diante de uma plateia de cerca de 200 mulheres, cinco revendedoras Avon contaram os segredos de negócios que fizeram com que elas ficassem entre as maiores revendedoras da marca no País. Participando nesta terça-feira do primeiro dia da conferência internacional “Women Leading Business”, promovida pela instituição americana I-Nafe (National Association for Female Executives) em São Paulo, com o apoio da Avon, as revendedoras falaram sobre a importância da busca por informação, a capacitação de colaboradores, ideias inovadoras e a manutenção de um objetivo que as fizessem sonhar alto. O evento é promovido anualmente pela I-Nafe em diversos países do mundo e até amanhã realiza debates sobre empreendedorismo feminino com palestrantes nacionais e internacionais.

Com 28 anos, formada em Direito, Isabel Gimenes começou na venda direta no período do cursinho e hoje permanece no negócio por conseguir um retorno financeiro maior que um advogado em início de carreira. Atualmente, mantém um escritório na Lapa, a partir de onde gerencia seus negócios e oferece produtos para pronta-entrega. “Nos primeiros meses, não faturávamos nem para o almoço. Nossa primeira ação foi entregar mais de 500 rosas para as mulheres da região, apresentando o nosso trabalho”, conta. Isabel chegou a ficar entre os 100 qualificados na seleção do programa de TV O Aprendiz Empreendedor, a versão brasileira do The Apprentice, do empresário Donald Trump.

Para Márcia Carvalheira, o desafio foi outro. Quando começou, onze anos atrás, ela e o marido viram na venda direta uma oportunidade para atravessar a crise profissional por que passavam, depois que a rede de eletrodomésticos onde ela trabalhava fechou e a empresa de encadernação do marido começou a ver o seu nicho canibalizado pela evolução tecnológica. Hoje, eles são donos da rede “O Rei dos Catálogos”, em Osasco, na Grande São Paulo, que é responsável por gerar renda para mais de 10 mil mulheres e se tornou uma rede de franquias. Entre os seus segredos está a forma criativa como pensa em soluções para o negócio. “Queria amplificar o lucro no Natal, por exemplo, então montei meus próprios kits de Natal com produtos comprados a preços menores, com desconto e, com isso, aumentei minha margem”. Além do retorno, os kits customizados ajudaram a atender melhor a demanda daquela região. “Aqui em Osasco, as pessoas procuram presentes com perfil de lembrancinha, então fiz estojos mais simples e mais baratos. Com isso, as pessoas vêm e compram kits para várias pessoas”, conta.

Rosana Tepedino deixou um cargo de confiança em uma empresa onde trabalhou por 12 anos para investir na venda direta, com produtos de pronta-entrega. Formada em Relações Públicas e Marketing, procurou cursos rápidos de fluxo de caixa e controle de estoque para se preparar. Ela só não contava com uma inesperada gravidez de risco poucos meses depois de iniciar sua empreitada. “Foi uma gravidez não planejada, mas muito desejada, que me ensinou a importância de estar cercada por pessoas de confiança e delegar tarefas”. Ela dividiu com uma amiga que trabalhava para ela todas as informações importantes sobre os produtos. “Se eu não tivesse dividido toda informação com a pessoa que estava trabalhando para mim, ela não estaria qualificada para me substituir quando foi preciso”, diz.

Apesar das histórias diferentes, as revendedoras frisam um ponto em comum: a importância de investir no atendimento ao cliente. “Hoje em dia, quem não primar pelo atendimento está perdido”, conta Rosana, que descobriu no atendimento ao cliente um importante diferencial. Ela investiu em amostras, demonstradores e iniciou um banco de dados com mais de 250 nomes de clientes para cativá-los e fidelizá-los.

Alessandra Alves de Moura, por sua vez, já era empreendedora, dona de um buffet infantil, quando decidiu trocar as festas por cosméticos como revendedora. “Pesquisei muito, estudei o mercado e apliquei o dinheiro dos seis anos de trabalho no buffet na compra de produtos”. Começou a panfletar e a investir em atendimento diferenciado para os clientes. Com a estratégia de divulgação, conseguiu aumentar em 70 vezes o valor dos pedidos em menos de um ano.

Mais do que o retorno financeiro, a advogada Isabel destaca a satisfação de trabalhar com a venda direta. “Tenho muito orgulho de contar minha experiência aqui hoje, porque tenho uma história de descobertas. Nesses 8 anos em vendas, eu me tornei uma pessoa melhor. Meu interesse no Direito não foi o dinheiro, foi o poder de mudança social e eu, em meu escritório, consigo agir na vida dessas pessoas”, conta. “Eu amo o que faço, sou muito feliz. Acredito que o sucesso é consequência”, diz.

A Avon, a empresa voltada para as mulheres, é líder mundial no mercado de beleza, com uma receita anual de mais de US$ 11 bilhões. Como a maior empresa de vendas diretas do mundo, ela comercializa seus produtos em mais de 100 países por intermédio de aproximadamente 6,4 milhões de revendedores autônomos. A linha de produtos Avon inclui itens de beleza de alta tecnologia, assim como produtos de moda e para casa, e apresenta marcas de qualidade reconhecida como Linha Avon de Maquiagem, Color Trend, Renew, Skin-So-Soft, Advance Techniques e Avon Naturals. 
www.avoncompany.com.


Fonte:
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=221440

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