sexta-feira, 27 de julho de 2012

Seu negócio é seu sócio


Qualquer pessoa sabe que lidar com dinheiro, sem gastar além do que se tem, é muito complicado, principalmente quando se é empresário, ainda que autônomo, e estes valores são exorbitantes, como falta de capital de giro, preços incorretos, impostos, investimentos arriscados, inadimplência, entre outros problemas financeiros. Tais questões fazem com que grande parte das novas empresas peça falência, portanto antes de abrir o próprio negócio verifique se você possui um capital de giro para financiar o dia-a-dia da sua empreitada. 

“Todo empresário deve ter guardado em torno de 30% do valor investido para abrir o negócio, ou seja, se uma pessoa gastou R$ 1 milhão para abrir sua empresa, ela deve ter um capital de giro de no mínimo R$ 300 mil”, explica o professor e coordenador de MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Antônio André Neto. Durante o planejamento, não suponha que irá vender determinada quantidade, mas sim preveja a negociação de prazos prolongados com os fornecedores ou que seus clientes atrasarão os pagamentos. O correto é você calcular qual é o valor de suas despesas fixas durante o mês, mesmo que não venda nada. 

“Para isso, você deve ter guardado o valor equivalente a seis meses do valor de seus gastos mensais, por exemplo, suponha que suas despesas somam um total de R$ 5 mil, sendo assim, você deverá ter guardado R$ 30 mil. Isso é necessário para que você possa cobrir qualquer buraco que surja devido à queda nas vendas”, alerta Antônio André Neto.

Já quem ainda vai iniciar um negócio, deve saber que é primordial escolher uma localização apropriada para um bom funcionamento. Saiba quem será seu público-alvo e pesquise quem são as pessoas que frequentam o local para que seja possível descobrir se ele é apropriado ou não.


Feito isso é hora de saber investir seus ganhos. A partir do momento que sua empresa começar a lhe dar lucro, podendo ser no período de um a três anos, você deve se propor a sempre guardar uma parte deste rendimento para investir em seu negócio, seja na qualificação profissional da equipe em infra-estrutura. Além disso, procure sempre utilizar esta sobra de capital de acordo com as necessidades do empreendimento. Não se esqueça que você pode utilizar este dinheiro também nas estratégias de marketing, como banners, cartões da empresa, divulgação em sites, revistas, entre outras.  

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